06/04 2016

A H1N1 chegou mais cedo, previna-se!

A gripe H1N1 chegou antecipada no Brasil e deixou toda a população em alerta. Prevista para ter seu pico em meados de julho, ela começou antes e têm chamado atenção pelo número de vítimas que vem causando.

 

O vírus da gripe tem uma alta capacidade de mutação, o que faz com que quem tenha tomado a vacina no ano passado, não esteja necessariamente imune este ano também, logo, é necessário tomar mais uma dose da vacina (que também sofre alterações de acordo com o vírus) para aumentar as chances de imunidade.

 

 

 

O que é muito importante salientar, é que crianças com menos de 5 anos, homens e mulheres com mais de 65 anos, adultos com doenças crônicas, grávidas e portadores de doenças como HIV, lúpus, obesidade mórbida, diabetes, cardiopatias e problemas pulmonares devem se proteger o mais rápido possível, pois fazem parte do grupo de risco e acabam ficando expostos.

 

 

Muita gente também não sabe é que muito antes de aparecerem os sintomas, os indivíduos que estão contaminados já transmitem o vírus. Os espirros e a tosse são as formas mais comuns que os vírus se propagam, pois nestes instantes as partículas contaminadas podem chegar a cinco metros de distância.

 

Além da imunização, existem muitos outros cuidados simples que podem auxiliar na prevenção da doença, como:

- Lavar frequentemente as mãos com água e sabão;

 

 

- Ter sempre por perto álcool gel e utilizá-lo com frequência;

 

 

- Utilizar lenços para tossir e espirrar, ou aproximar o rosto do braço/ombro para não espirrar nas mãos.

 

 

Para ficar ainda mais atento, é importante também conhecer os sintomas, que normalmente são semelhantes aos causados pelas gripes comuns: Febre (quem apresentar febre acima de 38º de início repentino requer cuidados especiais), dor muscular, de garganta, de cabeça, nas articulações, tosse, cansaço, coriza, irritação nos olhos e pode vir acontecer também em alguns casos, diarreia e vômito.

 

É importante tomar todos os cuidados necessários e manter suas mãos sempre limpas! Evite lugares fechados e o contato com quem pode estar com a doença. Previna-se.

Fonte: Dr. Drauzio Varella

Compartilhar:

Deixe o seu comentário

Anterior Próxima

Blog da Bella

Bella Janela

Desde 1993 história da Bella Janela é marcada por pioneirismo e inovação: descubra qualidade, diversidade, criatividade e beleza das cortinas Bella Janela.

Posts populares

Categorias