22/02 2016

A harmonia do seu lar!

 Você sabia que a decoração da sua casa está diretamente ligada ao seu bem estar?

Nossa casa é o nosso refúgio mais sagrado da vida atribulada que vivemos hoje em dia.

Precisamos, portanto, que ela esteja em total harmonia. Para que nos momentos em que ficamos protegidos entre as paredes deste refúgio, encontremos o equilíbrio necessário para nossa vida.

Não entraremos no mérito da arrumação da casa neste post, todos sabemos que uma casa bagunçada gera mal estar e estresse a todos os seus moradores.

 

Hoje vamos focar apenas na decoração!

 

Ao decorar uma casa, pensando no bem estar dos moradores, precisamos analisar as necessidades, gostos e caprichos de cada uma das pessoas que habitam sob este teto. 

Se há mais de uma pessoa na casa, não podemos atender as necessidades de um e deixar o outro totalmente a contragosto.

Outra coisa que precisamos levar em consideração é que cada um dos moradores precisam de um cantinho preferido. Um lugar para seu descanso, reflexão e relaxamento.

 Um refúgio dentro do seu refúgio, que não precisa necessariamente ser um ambiente exclusivo, como por exemplo, um quarto.

Esse cantinho pode estar até mesmo num local de convívio de toda a família, pode ser uma poltrona ou um dos lados do sofá na sala de estar.

Quando pensamos em uma casa em equilíbrio com seus moradores é de fundamental importância que ela contenha em todos os ambientes ao menos um objeto com ligação emocional a estas pessoas. Pode ser uma foto de infância ou de seus pais, uma lembrança de viagem ou um presente ganho de alguém muito especial.

 

Jamais podemos nos esquecer do básico da decoração para nosso bem estar.

As cores das paredes têm um papel fundamental na harmonia do lar e cada cor tem uma influência muito forte nas nossas emoções, por isso a escolha precisa ser muito criteriosa.

 

O mesmo critério deve ser levado para os móveis e demais objetos de decoração.

A ciência ou arte que estuda a influência das cores no nosso emocional é chamada de Psicodinâmica das Cores. Vamos postar em breve, aqui no Blog da Bella, um artigo sobre a Psicodinâmica das Cores, mas enquanto preparamos o post, saiba que na internet já existe muita coisa interessante e dá para se informar antes de pintar as paredes de sua casa.

 

Outra questão básica importante é a luminosidade. A quantidade de luz de cada ambiente precisa ser temperada de acordo com o propósito do ambiente. Um ambiente para descanso precisa de pouca luz. Já uma cozinha, onde você irá preparar alimentos, ilumine muito bem para que nenhuma “sujeira ou bichinho” indesejável passe despercebido, afinal, a cozinha tem que estar sempre organizada e limpinha!

 

Ao escolher os móveis pense sempre primeiro na sua funcionalidade, depois na beleza. Um móvel lindo, mas sem função nenhuma para sua vida, pode se transformar em um “elefante branco” no meio da sua casa. E por fim, os objetos de decoração. Tapetes e cortinas além de preencherem o ambiente, oferecem mais aconchego e podem dar um toque de personalidade.

 

Conte para a gente como é o seu cantinho preferido.

Compartilhar:

Deixe o seu comentário

Anterior Próxima

Blog da Bella

Bella Janela

Desde 1993 história da Bella Janela é marcada por pioneirismo e inovação: descubra qualidade, diversidade, criatividade e beleza das cortinas Bella Janela.

Posts populares

Categorias