11/04 2014

A relação das cores com o Feng Shui e a decoração dos espaços

 

Você, certamente, já ouviu falar em Feng Shui, antiga arte chinesa de criar ambientes harmoniosos, que teve origem há cerca de 5.000 anos, nas planícies agrícolas da China Antiga. Feng significa vento e Shui significa água. Muitas pessoas usam a técnica para melhorar a circulação de energia positiva na casa ou o espaço desejado. Existem diferentes maneiras para realizar isso, além de instrumentos próprios do Feng Shui, as cores são fortes aliadas.

Pintar as paredes, usar objetos de decoração e ainda trocar as cortinas são maneiras práticas de deixar o ambiente do jeito que você gosta e ainda renovar as energias. Veja o que significa cada cor, de acordo com o portal Personare, e opções de cortinas da Bella Janela para renovar o ambiente.

 

Azul

Transmite tranquilidade, harmonia e paz. O azul escuro simboliza as profundezas das águas do mar, a sabedoria, o poder da intuição e do inconsciente. O azul claro simboliza paz e espiritualidade angelical. E o azul esverdeado é muito positivo, associado à natureza e ao elemento madeira representa juventude e desenvolvimento.

Indicado para salas, quartos de casal, quartos de criança, biblioteca, sala de estudo e espaço de meditação.

 

Sugestão de cortina: Duplex Lisa Cromo, com voil e forro 100% em poliéster. Cinco opções de tamanho. 

 

 

Verde

Representa o elemento madeira que se expande e leva as sementes de seus frutos e flores de um lado para outro, fazendo florescer projetos, realizar sonhos, conquistar objetivos, nascer inspirações, iniciar etapas. E, assim, criar e recriar para que a casa e todas as demais áreas da vida fiquem mais harmoniosas e equilibradas. O verde claro é ótimo para quartos - principalmente de criança. Uma boa cor para renovar as energias e marcar um novo ciclo como, por exemplo, um novo lar.

 

Que tal aproveitar a cortina Rústica New Pantex? Ela é feita em tecido rústico e vem com ilhós para varão. A composição do material é 52% poliéster e 48% algodão. 

 

 

Roxo

A mistura de vermelho e azul sugere um equilíbrio entre amor e sabedoria, paixão e razão, mente e espírito. Roxo é uma cor conectada às energias da compaixão e das boas ações. Também é a cor de grandes ideais e das pessoas de sorte. Inspira dignidade, autoridade e respeito.

 

A cortina Pratika Desert está disponível em vários tons, inclusive roxo, como mostra o detalhe abaixo. Ela é em voil trabalhado e forro corta-luz em PVC.  Três tamanhos disponíveis.

 

 

 

Vermelho

Força, vigor, energia, paixão, ação, calor, verão! Vermelho traz vitalidade e eleva a autoestima das pessoas e dos ambientes. Desde os tons mais vibrantes até os mais escuros ou queimados, o vermelho é uma cor poderosa. E também sugere proteção divina e psíquica, representando luz, fogo e poder.

 

Que tal aproveitar a cortina Prátika Lisa Slim da Bella Janela? O voil é liso em poliéster e o forro em PVC. 

 

 

Cinza

O equilíbrio dos opostos: preto e branco se misturam para criar essa cor que pode ser um símbolo de equilíbrio e solução de conflitos. Por um lado, o cinza pode parecer simples, triste, sóbrio ou neutro demais. E por outro pode ser uma cor moderna, harmoniosa, chique e marcante. Os tons podem variar entre o grafite, o metalizado, o prateado, o opaco, o gelo e o claro. Independente do tom, nos ambientes internos vale mesclar o cinza com detalhes coloridos ou objetos que se destaquem.

 

Sugestão de cortina: Pratika Blend, em voil trabalhado 100% em poliéster e forro corta-luz 100% em PVC. Ela vem com ilhós para varão. Disponível em três tamanhos.  

 

 

Branco

O branco representa o elemento metal e o ar. É muito bom para a criatividade. Boa cor para a cozinha, área de serviço, lavabo e banheiro. A cor da paz, da pureza, da purificação, da espiritualidade, da limpeza. Mas é bom ter cuidado, pois ambientes predominantemente brancos podem acelerar o chi (energia vital) e causar muita ansiedade. O branco é bom para portas, janelas e molduras. Espaços pequenos tornam-se mais amplos com o branco em suas paredes e tetos. Vale usar essa cor para destacar objetos e quadros coloridos.

 

Dê mais branco a sua cozinha usando a cortina Duplex Brisa. Ela é em renda e forro poliéster. Para facilitar a colocação ela vem com ilhós para varão.

 

 

Com informações do portal M de Mulher, Personare e Feng Shui

 

 

 

 

 

 

 

 

Compartilhar:

Comentários

  • Pinheiro (16/04/2014)

    Boas dicas...

Deixe o seu comentário

Anterior Próxima

Blog da Bella

Bella Janela

Desde 1993 história da Bella Janela é marcada por pioneirismo e inovação: descubra qualidade, diversidade, criatividade e beleza das cortinas Bella Janela.

Posts populares

Categorias