16/01 2014

Decoração pode contribuir para refrescar os ambientes

 

Para se obter a sensação de frescor em casa, mesmo nos dias mais quentes, é importante escolher os materiais certos não apenas na fase de construção, mas também na hora de decorar os ambientes. Cerâmicas, pedras, paredes em tons claros como branco, palha ou verdes suaves contribuem para refrescar. Porém, a decoração é fundamental para que o impacto sensorial seja positivo. “Não adianta ter pisos frios revestidos de tapetes felpudos e quentes ou janelas refrescantes cobertas com cortinas pesadas”, explica a arquiteta Estela Somensi, do escritório Somensi Arquitetura, de Florianópolis.

Mais do que em outras épocas do ano, no Verão as casas têm uma exposição maior ao calor do sol. Por isso, as cortinas são importantes para controlar a luminosidade natural e ajudar a deixar a temperatura interna mais agradável, além de proteger os móveis da luz solar. “O ideal é optar por tecidos leves, como o voil, e cores claras”, comenta Estela.  A Bella Janela dispõe de modelos de cortinas prontas, como a Duplex Devorê Floral branco, que graças à textura com flores dá um toque de aconchego ao ambiente, sem pesar.

 

 

Outra dica da especialista para alegrar a casa e deixá-la mais refrescante é investir em estampas de flores, nas cortinas, roupas de cama ou almofadas. Os móveis também devem ser leves e deve-se manter apenas o essencial em casa, pois ambientes muito cheios também causam a sensação de abafamento.

Segundo a arquiteta, itens de vidro proporcionam frescor. A especialista sugere aplicá-lo em vasos, quadros e móveis. Caso os estofados tenham tecidos pesados como veludo, é possível cobri-los com capas de tecidos mais leves, a exemplo do linho e algodão. As almofadas escuras também devem ser substituídas por outras mais leves e claras. Trocar as lâmpadas tradicionais por lâmpadas de LED também é uma boa opção, segundo Tatiana, pois elas não aquecem e, além disso, gastam menos energia.

Fontes, aquários, vasos com água e flores contribuem para refrescar a casa, graças à umidade que liberam no ambiente, por isso também são boas opções no verão.

 

Com tecido leve e cores claras, a Duplex Devorê Floral, da Bella Janela, é confeccionada em voil trabalhado com forro poliéster e ilhós para varão. Ideal para controlar a luminosidade e manter o frescor dentro de casa.

 

 

Cortina Duplex Garden Jasmine tem ilhós cromado e estampa floral perfeita para alegrar e refrescar os ambientes. É confeccionada em voil, viscose e poliéster.

 

Móveis cromados com vidros ou espelhos contribuem para a leveza e frescor dos ambientes.

 

Compartilhar:

Deixe o seu comentário

Anterior Próxima

Blog da Bella

Bella Janela

Desde 1993 história da Bella Janela é marcada por pioneirismo e inovação: descubra qualidade, diversidade, criatividade e beleza das cortinas Bella Janela.

Posts populares

Categorias