Dicas de Instalação e Cuidados das Cortinas

Essa seção foi feita especialmente para tirar as suas dúvidas. Aqui você encontra todas as dicas e instruções que precisa para cuidar, instalar, lavar e embalar suas cortinas Bella Janela.

Qual é a diferença entre medida e consumo?

Essa é uma dúvida bastante comum e muito fácil de ser explicada.

Medida é o tamanho da cortina instalada, já no varão, com todo franzimento que dá o verdadeiro charme a uma cortina com ilhós.

Consumo é o tamanho da cortina totalmente esticada, sem estar instalada. Na verdade, é a quantidade de tecido usada para confeccionar a cortina. A Bella Janela informa em todas as suas etiquetas a indicação de medida máxima para a instalação no varão e também o consumo de tecido utilizado na confecção da peça.

Qual a medida mais adequada para a minha janela?

Para saber a medida ideal de cortina para sua janela é necessário saber, primeiro, o tamanho da janela onde você quer instalar a peça. Muitos fatores influenciam na hora de escolher a medida adequada, como a distância entre a janela e as paredes que a cercam e o estilo de decoração do ambiente. Nas figuras abaixo, você pode conferir duas sugestões.

Sugestão 1: A cortina tem que ser, no mínimo, 30 cm maior que a janela na largura e 45 cm maior na altura. O varão deve ser fixado a 15 cm da parte superior da janela, sendo que o suporte do varão ficará preso à parede a uma distância de 15 cm das laterais da janela e as ponteiras a 5 cm de cada suporte. Dessa forma, quando a cortina estiver instalada, sua parte inferior ficará a, aproximadamente, 25 cm da base da janela.

Sugestão 2: Se você pretende instalar suas cortina em janelões, portas de vidro ou de ambientes estreitos, o ideal é uma cortina que ocupe toda a parede.Neste caso, a cortina deve ter a largura da parede e 5 cm a menos de altura da parede, pois a distância do varão para o teto não deve ser inferior a 5 cm, evitando que a cortina encoste no teto. Os suportes do varão podem ser presos às paredes laterais.

Como lavar cortinas

Todas as cortinas da Bella Janela têm em sua embalagem um encarte com instruções de Conservação das Cortinas. É importante ler atentamente todas as informações para saber se a sua cortina pode ou não ser lavada na máquina.

As cortinas que não podem ser lavadas na máquina, como as da Linha Pratika, têm este símbolo no encarte:

Neste caso, o jeito é lavar a cortina à mão.

Quando não tiver este símbolo acima no encarte, a cortina pode ser lavada na máquina normalmente. Mas fique atenta aos símbolos e as instruções de conservação. Ao lavar sua cortina na máquina é preciso tomar alguns cuidados, que são importantes para conservar a peça e manter sua alta qualidade.

  • Retire os ilhoses antes de colocar a cortina para lavar na máquina, pois podem quebrar com o atrito;
  • Para não desgastar nem desbotar a cortina, nunca use a capacidade máxima da lavadora;
  • Lave as cortinas separadamente de outras peças de roupa;
  • Nunca coloque a cortina dobrada na máquina. As dobras sofrem mais atrito e desgastam mais rapidamente.

Com trocar os ilhoses

Um pequeno detalhe como o ilhós pode fazer toda diferença na sua cortina. Por isso, a Bella Janela dispõe de vários modelos de ilhós, em diversas cores, formas e tamanhos. Se você achou a cortina que queria, mas não gostou do ilhós, é só trocar o ilhós.

Confira como é simples e fácil:

Como dobrar e embalar novamente a cortina

Para ver todos os detalhes da cortina, é preciso vê-la aberta, por inteiro, fora da embalagem. Mas tem quem pensa que dobrar a cortina e colocá-la na embalagem direitinho é difícil.

Para mostrar que dobrar uma cortina é mais fácil do que você pensa, a Bella Janela dá dicas de como fazer.

Como instalar a cortina/varão

A venda do Varão e seus Suportes são geralmente uma venda casada com a Cortina. Todas as cortinas Bella Janela, nas etiquetas em sua embalagem, possuem a indicação do comprimento máximo do varão.

Há uma flexibilidade com relação a este comprimento, pois, se preferir que a cortina tenha mais ondulações, deixando-a mais volumosa, você poderá colocar um varão um pouco menor que o indicado na etiqueta.

As cores do varão e dos suportes deverão sempre combinar com as cores da cortina e principalmente com as cores dos ilhoses.

Já os estilo dos modelos (linhas) dos suportes e das ponteiras, assim como os modelos de cortinas, precisam estar em harmonia com o estilo do ambiente.

Conheça abaixo um pouco mais sobre estes produtos

INSTITUCIONAL

REPRESENTANTES

FALE CONOSCO

Bella Janela desde 1993 fabricando cortinas em Blumenau. Produzindo cortinas corta luz, para salas, quartos, cozinha, decoração para casa. Vendendo para as melhores lojas e magazines de todo o Brasil.
Telefone: (47) 3221-3800
Rua Progresso, 4172 - Bairro: Progresso
Blumenau / SC
Voltar ao topo