Bella Janela

04/03
2021

5 Principais Estilos de Decoração

É muito normal as pessoas ficarem confusas na hora de decorar os ambientes das suas casas. Mas todos querem um lar bem decorado e aconchegante, não é verdade?

Portanto, a primeira coisa que você precisa ter em mente é que: você irá decorar a casa para você e para as outras pessoas que vão morar nela. Você não precisa agradar mais ninguém, além de quem vai passar horas e mais horas, dias, meses e anos dentro destes ambientes. Outra coisa que você precisa cuidar é para não cair na armadilha das tendências do momento e os modismos na decoração. Lembre-se que você não troca a cor das paredes da sua casa com a mesma facilidade que você troca de roupa. Vamos deixar os modismos para nossas roupas, não para nossa casa.

Está certo que se você mora sozinha é muito fácil, mas para o caso de outras pessoas morarem com você, não é difícil agradar a todos. Basta agir de forma democrática. Uma sugestão é dividir os ambientes e deixar cada um escolher o estilo, tema e cores dos ambientes pré-determinados para cada um.

Existem diversos estilos “padrões” de decoração, você pode escolher entre eles o que mais se encaixe com seu gosto e personalidade. Isso irá facilitar na hora de você buscar ideias e referências para sua casa. Por falar nisso, é muito importante que você veja sites especializados em decoração para encontrar inspiração para cada ambiente que você deseja decorar.

Mas você não precisa adotar um estilo padrão, em se tratando de decoração não existem regras. Você pode misturar estilos ou criar um estilo novo. Como você está decorando para você, o importante é seja no seu estilo e no seu gosto pessoal. Afinal, estamos falando do seu aconchego.

Vamos aos cinco estilos de decoração mais utilizados:

Clássico

Tradição, elegância e beleza. Um estilo que nos remete ao passado, aos contos de fada com princesas, reis e rainhas. É um estilo melhor aplicado em espaços amplos. Aplicam-se móveis robustos, tecidos nobres e acessórios que remetem a requinte e classe.

Seu mobiliário é feito em madeira como cerejeira, mogno ou nogueira e couro, com muitas curvas e entalhes. Itens dourados são alguns dos artigos que podem complementar um pouco o visual e decoração no estilo clássico. Tecidos com arabescos e veludos são muito utilizados neste estilo.

As cores seguem a paleta da madeira: branco, bege, preto, off-white e marrom; assim como o rosa-claro e outros tons suaves combinados ao bordô, ao verde-escuro e ao azul-marinho.

Apesar de ter peças bem marcantes, que remetem a antiguidade, é um estilo atemporal e tradicional. Nunca sai de moda.

Sugestões de Cortinas: Inove Duplex Matera; Inove Duplex Bruxelas; Inove Fenícia; Cortina Veludo; Rústica Fenícia; Corta Luz de Tecido Veludo.

Sugestões de Tecidos de Parede: Barroque; Arabesque; Couro; Marchetaria; Mosaico Wood; Onix; Calacata


Romântico:

Este estilo se aproxima do clássico, mas é marcado pelo tom delicado das cores e formas e pelo visual predominantemente feminino.

Nas paredes e cortinas, as cores são neutras e claras, com predominância do branco. O design provençal se encaixa perfeitamente neste estilo. As texturas e estampas florais auxiliam no cenário romântico.

Os objetos de decoração são dispostos despretensiosamente, baseados em itens pessoais e recordações. E os móveis se caracterizam pelo design provençal, com um visual que remete aos artigos mais nobres, porém feitos de maneira mais simples e delicada. Com tonalidades mais cleans, como o branco, bege e azul claro.

Sua característica marcada pelo tom delicado, cores suaves e o uso das flores pode, à primeira vista, parecer um visual exclusivamente feminino. No entanto, quando bem projetado, pode agradar ambos os gêneros.

Sugestões de Cortinas: Duplex Valência Barrada; Duplex ou Pratika Bordada; Inove Chiffon; Rústica Saara.

Sugestões de Tecidos de Parede: Madison; Floral; Leaves; Lambri; Boiserie; Ladrilho.

Rústico


Naturalidade e aconchego são as palavras que regem este estilo. Lembranças de uma viagem ao campo, um hotel fazenda ou um sítio servirão de inspiração para esta decoração.

As texturas e as imperfeições dos móveis antigos ou de madeira de demolição nos oferecem a uma atmosfera pessoal e aconchegante. As madeiras com acabamentos imperfeitos ou envelhecidos criam um ambiente despojado e ao mesmo tempo elegante.

Suas paredes possuem destaques baseados em elementos naturais como a madeira, tijolo à vista ou pedra.

A paleta de cores contrasta tons claros com terrosos nos elementos decorativos e tecidos. O uso de objetos antigos, peças como jarros, louças e artesanatos, quadros de paisagens, almofadas e colchas em patchwork, cortinas com estampas florais, fotos antigas ou espelhos emoldurados, são sempre boas opções para dar um toque pessoal e familiar.

Sugestões de Cortinas: Rústica Túnis; Rústica Córdoba; Rústica Pantex; Duplex ou Duo Bruxelas.

Sugestões de Tecidos de Parede: Tijolo de Demolição; Antique Wood; Cedro; Pedra Utah


Minimalista:

É o estilo daqueles que buscam um estilo de vida mais funcional e menos consumista. Aqui a regra é que menos é mais.

Sua principal característica se baseia em ambientes cleans. Este estilo utiliza de pouca informação sob a ordem de desapegar

Cores leves predominam e pouca mobília, sempre priorizando o funcional. A organização é essencial para os ambientes ficarem arejados e com mais áreas livres. Este estilo permite cômodos pequenos parecerem espaçosos.

Tudo segue um design simples e focado na praticidade. Os tecidos tendem a ser lisos, com texturas suaves, geométricas e sem estampas.

Tonalidades claras predominam, pois favorecem a iluminação e o sentimento de amplitude. Detalhes contrastantes são valorizados. O contraste fica por conta de pequenos e poucos detalhes em preto, madeira e cimento queimado, tanto nas paredes como nas raras peças de decoração e itens pessoais que ficam à vista.

Sugestões de Cortinas: Duplex Chiffon; Duplex, Duo ou Duo Total Mônaco; Duplex, Duo ou Pratika Bellini; Corta Luz de Tecido Liso

Sugestões de Tecidos de Parede: Concreto; Metálico; Velvet; Chevron.



Contemporâneo

Esse estilo busca livrar os ambientes dos adornos excessivos de estilos como o Clássico e Romântico e prioriza a relação entre funcionalidade e estética, sem a austeridade do Minimalista. Segue as tendências da atualidade, acompanhando o seu tempo com o uso equilibrado de elementos tecnológicos onde a ideia de design arrojado é muito valorizada.

Simplicidade define o estilo contemporâneo. As decorações são marcadas pela aplicação de móveis com linhas retas e de visual clean, produzidos em vidro, madeira clara e escura, além de metal. Os tecidos são leves e convidam ao bem estar. O conforto é muito valorizado pelo estilo contemporâneo, portanto sofás espaçosos e camas king são preferidos.

O design dos objetos de decoração não são nada muito detalhado ou trabalhado. Linhas retas e elegantes são marcas registradas deste estilo.

Normalmente as cores das paredes, na grande maioria dos casos, são neutras com predominância do branco, bege e de tons pastel. Com cores mais vivas e chamativas contrastando nos detalhes, tais como quadros e almofadas.

Mas nada impede de decorar de forma contemporânea com predominância em cores marcantes nas paredes contrastando com acessórios de tons mais suaves. Sempre existindo muito cuidado e harmonia nestas decorações.

As cortinas e papéis de parede podem ser totalmente neutros com cores claras ou o oposto, totalmente escuras. Você pode também fazer um composé entre o claro e o escuro. Formas geométricas e abstratas também são valorizadas, desde que usadas com moderação.

Sugestões de Cortinas: Duplex Istambul; Duplex Malta; Duplex ou Duo Sorrento; Duplex ou Duo Glam; Duplex, Duo ou Pratika Partenon; Rústica Cártago.

Sugestões de Tecidos de Parede: Betton; Duo Carrara; Effect; Hexagonal; Accord.

Se você se interessar por algum estilo específico e quiser saber mais sobre ele, ou se quiser conhecer mais estilos, deixe uma mensagem nos comentários. Não prometo nada, mas posso fazer novos posts sobre Estilos de Decoração.


  • Twitter
  • Facebook

Deixe eu comentário abaixo

Posts populares

As Cores Pantone para 2021 & Feng Shui para um ano com boas energias
LEIA MAIS
Renove seu lar com pouco!
LEIA MAIS
Como a decoração da casa pode ajudar você na quarentena
LEIA MAIS
7 dicas para escolher a cortina certa para o seu ambiente!
LEIA MAIS

Categorias

Comercial

Atendimento ao Lojista Bella Janela

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

SAC

Serviço de Atendimento ao Consumidor

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30