Bella Janela

10/05
2021

Como escolher as cores certas para cada ambiente.

No momento em que você já definiu o estilo de decoração que você irá utilizar em cada ambiente de sua casa, é hora de escolher as cores. E, para não errar, a melhor solução é criar antecipadamente uma paleta de cores.

Mas, afinal, o que é uma paleta de cores?

É um conjunto de cores que se harmonizam entre si, tornando-se uma combinação agradável aos nossos olhos e transmite uma sensação, sentimento, ideia ou identidade.

A partir da escolha de uma paleta, você imediatamente poderá definir a cor das suas paredes, tecidos de parede, piso, cortinas, móveis e objetos de decoração. Por isso é importante definir a escolha da paleta, antes de adquirir tudo que foi mencionado. É claro que se você já tem alguns destes objetos e quer aproveitar para este ambiente, procure inspirações que combinem com esta cor.

Veja algumas dicas de como escolher uma paleta de cores:

Busque uma inspiração.

Para escolher a paleta ideal para seu ambiente, você não precisa criar uma cartela de cor a partir do nada. Você pode procurar em diversas fontes, as inspirações que irão determinar a melhor composição de cores que irá mais lhe agradar. Estas podem vir de inúmeros lugares.

Livros, revistas e sites de decoração são geralmente as fontes mais óbvias, mas você pode encontrar sua inspiração em outros lugares.

Em outras casas, por exemplo. Veja algumas casas que você gosta, tanto fisicamente, ao vivo, como a partir de fotografias. Observe tudo, desde a cor do piso e das paredes, dos tecidos, tapetes e cortinas. Até mesmo um detalhe, como um vaso de flores pode trazer o detalhe de cor que irá ser o ponto áureo da decoração.

A natureza também pode ser sua fonte de inspiração. Muitos cenários que nos agradam podem trazer as cores que você irá decorar sua casa. Desta forma, além de trazer uma combinação que já gosta, você estará sendo notadamente criativa e original.

Os filmes do cinema e pinturas de artistas renomados também são fontes de inspiração muito interessantes. Afinal, são obras de artes feitas por profissionais que conhecem muito das cores e suas infinitas combinações.

Não exagere na quantidade de cores.

Limite sua paleta em umas cinco ou seis cores. Mas as tonalidades, as nuances dessas cores, você pode aplicar à vontade.

Lembrando que tom, de acordo com a teoria das cores, está associada à quantidade de luz presente na cor. Então, a partir de uma única cor, é possível criar uma imensa gama de nuances.

Aproveite a tecnologia disponível

Hoje em dia existem ferramentas disponíveis na internet que geram automaticamente paletas de cores a partir de fotos. Com isso você não precisa ficar quebrando a cabeça para separar e escolher as melhores cores da sua fonte de inspiração. Basta tirar uma foto e subir no aplicativo.

O meu site preferido para gerar paletas de cores é o Adobe Color - color.adobe.com.

Nele, você pode não só adicionar uma foto para ele indicar as principais cores, como você pode criar combinações a partir de um espectro de cores. Além disso, este site possui uma extensa biblioteca com diversas tendências de cores para os mais diversos setores como moda, design etc.

Você gostou deste post? Ajudou na decoração da sua casa? Deixe sua experiência nos comentários.

  • Twitter
  • Facebook

Deixe eu comentário abaixo

Comercial

Atendimento ao Lojista Bella Janela

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

SAC

Serviço de Atendimento ao Consumidor

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

Error
Whoops, looks like something went wrong.