Bella Janela

03/06
2021

Tenha mais paz e harmonia na sua vida com uma decoração Slow Living

Antes de falar dessa nova tendência de decoração é preciso entender o que é o movimento Slow Living. A base do conceito deste movimento já era divulgado por alguns gurus da Índia e praticantes de yoga, assim como através de filosofias orientais como o budismo. Começou a tomar mais forma a partir de 1986, quando o italiano Carlos Petrini criou o movimento Slow Food, onde o objetivo é consumir alimentos bons, saborosos, de qualidade e procedência, de forma mais lenta, sem pressa e preferencialmente junto com pessoas que você ama.

Rapidamente o conceito se espalhou para outras áreas e surgiram outros movimentos complementares como o Slow Cities, Slow Travel, Slow School entre outros, incluindo o Slow Living. Através do livro O Ócio Criativo, de outro italiano, Domenico de Masi, estes movimentos se popularizaram ainda mais.

O que todos estes movimentos têm em comum é a busca de uma vida melhor e mais harmônica através de um ritmo mais lento e saudável de viver. O movimento Slow Living sugere num fluxo de vida que contraria os excessos, a velocidade e o stress. Trazendo ao indivíduo mais tempo para si mesmo, tranquilidade, priorizando momentos de paz, bem estar, saúde física e mental.

O movimento acredita que precisamos ficar em sintonia com o que acreditamos e fazer tudo com mais serenidade, para vivermos de forma mais consciente e sem exageros. Para isso, nossa casa deve ser um lugar que adota apenas o que é necessário, sendo oposto aos excessos causados pelo consumismo. Mas não precisa ser um ambiente totalmente minimalista.

A conexão com a essência do seu Eu verdadeiro e a natureza são muito importantes em uma decoração Slow Living. O uso de cores que despertam sensações positivas e relaxantes, bem como inserir objetos na decoração que tragam lembranças de bons momentos e suas paixões, são muito bem vindos. As escolhas do que adquirimos e trazemos para nossa casa passam a ser mais conscientes. A quantidade de itens e acessórios é minimizada, focadas apenas no que é essencial, sustentável e durável. Resultando em ambientes mais cleans e harmônicos.

E é possível criar ambientes mais leves, sem perder a sofisticação. Invista em móveis e objetos feitos de forma sustentável, pequenas peças decorativas ou itens especiais para expor no ambiente. Mas sempre sem exageros. São bem vindas plantas, quadros de paisagens e trabalhos artesanais feitos com matérias-primas rústicas para dar um toque mais natural ao espaço. Com isso, você criará uma atmosfera que se aproxima mais da natureza.

Aposte em itens fabricados em tecidos com fibras naturais para complementar o design. O acabamento dos móveis e outros itens, fica por conta de elementos como pedras e madeira. Além de integrarem este conceito, estes materiais criam espaços aconchegantes e acolhedores. Ambientes que favoreçam a meditação, o descanso e a leitura são essenciais. Assim como cadeiras confortáveis, sofás e pufes. E que tal uma rede no meio da sua sala?

O que você acha de adotar os princípios do movimento Slow Living e ter uma vida mais tranquila e saudável? Conte para a gente, nos comentários, como anda seu ritmo de vida.

  • Twitter
  • Facebook

Deixe eu comentário abaixo

Comercial

Atendimento ao Lojista Bella Janela

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

SAC

Serviço de Atendimento ao Consumidor

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30