Bella Janela

12/04
2021

Você sabia que as cores influenciam nos nossos sentimentos?

Nós costumamos a escolher as cores das paredes, móveis, cortinas e demais objetos de decoração da nossa casa apenas pelo nosso gosto pessoal. E se eu te dissesse que as cores têm uma influência em nossos sentimentos e humor? Você continuaria decorando somente com as cores que você gosta mais?

Ficou confusa? Vou explicar melhor.

Já faz muito tempo que cientistas e psicólogos têm estudado a influência das cores nos seres humanos. Mas antes disso, vamos a uma rápida explicação de como enxergamos as cores.

O olho humano possui pequenos cones que captam três cores: o vermelho, o verde e o azul. E todas as infinitas variações de cores que vemos é o resultado da mistura dessas três. Um processo semelhante é o que a eletrônica utiliza na reprodução das telas de celulares, computadores, câmeras e TV. Agora, no nosso caso, isso é um trabalho em conjunto dos olhos e cérebro.

E a partir dessa interpretação, que o cérebro faz das cores, ele passa a ativar outras áreas que são ligadas às emoções e sentimentos. O grande escritor alemão Johann Goethe, que também se tornou um grande pesquisador das cores, percebeu que as sensações que as cores provocam são sempre as mesmas em pessoas diferentes. A partir daí, formulou a teoria das cores, que veio a inspirar o que hoje é uma ciência: a Psicodinâmica das Cores.

Você já deve ter reparado que em locais onde é necessária mais tranquilidade como, por exemplo hospitais e spas, são utilizadas cores mais suaves e que transmitem mais serenidade no ambiente. Ou, ao contrário, em locais onde a intensão é agitar, como bares e casas de festas, as cores são mais fortes. Tudo isso foi planejado para que o ambiente gere o sentimento mais adequado para o seu propósito.

Veja abaixo algumas cores e as sensações que cada uma delas pode provocar em nós.

Amarela

Considerada uma cor quente, o amarelo traz a sensação de calor. É estimulante, eleva o ânimo e proporciona vivacidade. Está associada ao otimismo e poder. Além disso, eleva nossa capacidade de realizar.

O amarelo ideal para ambientes que necessitam de uma atmosfera ativa e as atividades intelectuais. Também é um estimulante do apetite.

Deve ser bem dosada, pelo seu alto grau de luminosidade, para não causar desconforto visual. É uma boa alternativa quando o ambiente for escuro ou sem janelas.

Laranja

Também considerada uma cor quente, traz as mesmas propriedades do amarelo, porém em um nível mais alto. Por isso precisa ser usada moderadamente em qualquer ambiente e evitar em locais em que você precisa de maior tranquilidade.

Representa calor, fogo e energia. Proporciona vida e dinamismo. Eleva ânimo e pode ser considerada um bom estimulante.

O laranja também tem efeito antidepressivo, diminui as inibições e é indicado contra baixa vitalidade.

É um estimulante físico e mental, pode ser utilizada em locais de trabalho e estudo. Também estimula o apetite.

Vermelha

Considerada uma cor muito quente, o vermelho anima, é extremamente excitante, gera força de vontade, coragem e confiança para tomarmos atitudes.

Estimula muito as emoções, mas também pode produzir estresse e nervosismo. Por isso deve ser usada com muita cautela.

Usando essa cor num ambiente, com sabedoria e dependendo da sua tonalidade, pode ter efeitos muito positivos.

Um vermelho mais saturado, é provocante, sensual e causa a impressão de autoestima e afeto. Já um vermelho escuro, gera uma sensação de austeridade, respeito e luxo.

Marrom

É uma cor terrosa, com relação a muitos materiais naturais, como o barro, a madeira, o couro e é uma das preferidas nas decorações rústicas e clássicas. Mas ela não se limita apenas a estes estilos.

O marrom é uma cor que representa vigor, resistência, mas também pode transmitir uma nostalgia do passado e melancolia.

É muito utilizado em escritórios, bibliotecas e outros ambientes destinados a leitura e estudo, pois auxilia muito na concentração e gera um sentimento de conforto. Para escritórios, transmite uma sensação de respeito e autoridade.

Verde

Equilíbrio é a palavra que melhor simboliza essa cor. Não é quente nem fria. Tem uma característica repousante. É a cor símbolo da saúde. Traz consigo o frescor da natureza, a esperança, segurança e juventude.

Carrega o ambiente de bem-estar e tranquilidade.

Em um ambiente, a cor verde num tom claro, proporciona uma sensação tranquilizante de bem-estar. Ideal para quartos, mas também fica perfeita em salas de estar e escritórios.

Seu tom mais escuro traz sensação de seriedade, honestidade e segurança.

Azul

É uma cor fria, estimula a paz, tranquilidade e o descanso. Transmite uma sensação de profundidade ao ambiente.

Por ter um efeito sedativo é considerada uma cor terapêutica e curativa. Desta forma é bem indicada para ambientes de descanso, relaxamento e tranquilidade.

O cuidado que precisamos ter com essa cor é justamente esse efeito tranquilizante, porque pode também fazer com que desaceleremos demais o até deprimir.

Na decoração, um azul mais claro, passa uma sensação mais alegre. O seu tom mais escuro, representa seriedade e respeito, além passar a impressão de amplitude ao ambiente.

Passa também uma sensação de frescor, boa para ser utilizada em ambiente quentes. Deve ser evitada em locais mais gelados, porque aumenta a sensação do frio.

Branca

A cor branca é a mais utilizada na decoração, pois é uma cor neutra e combina com todas as outras cores.

Representa a paz, a limpeza e a simplicidade. Além disso, induz à higiene, ordem e organização.

Apesar de normalmente ser utilizada como cor predominante, ela não precisa ser. Pode simplesmente ser complementar às outas cores.

É a cor que mais traz luminosidade ao ambiente. Auxilia as fontes de luz com sua capacidade reflexiva. Por isso, pode se tornar incômoda se em excesso.

Cinza

É uma cor passiva que não interfere muito nas emoções. Desta forma pode operar em conjunto com as outras cores. Não transmite alegria, nem tristeza.

É o resultado da mistura entre a luz e a sombra, o branco e o preto.

Na decoração costuma ser mais masculina, industrial, demonstrando força e solidez.

Preta

Uma cor imponente, nobre e sofisticada. Absorve bastante os raios luz que incidem sobre ela e devido a essa característica, acaba aquecendo o ambiente.

Transmite um ar de seriedade, mas combinado com outras cores pode trazer outras sensações.

Na decoração pode combinar com qualquer outra cor. Mas geralmente é associada com as cores mais claras.

Conte para gente nos comentários, qual a sua cor preferida.

  • Twitter
  • Facebook

Deixe eu comentário abaixo

Comercial

Atendimento ao Lojista Bella Janela

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30

SAC

Serviço de Atendimento ao Consumidor

De segunda a sexta-feira, das 08:00 às 12:00 e das 13:30 às 17:30